Okaeri Panda-chan!

04/08/2014

Como são as escolas no Japão?


Yoo minna!!
Ogenkidesuka?

  Oii meus pandinhas nekos! Como estão? Espero que esteja tudo bem. Comigo está tudo bem. Além de hoje ter começado minhas aulas '-.- Hoje nós só tivemos aulas de matemática '-' Porque português meu professor estava fazendo a leitura oral para a turma sobre os DST's ( Doenças Sexualmente Transmissíveis ). O que isso tem a ver com português? Eu vou explicar. Não... eu não sei o porquê. E tipo, todo mundo ficou boiando porque nós vimos isso ano passado em ciências, então... tá, né? '-'
 Fiquei bem feliz porque pude rever meus amigos e colegas. Além de eu não ter dormido muito bem ( dormi só umas 4 horas, por aí ), fiquei bem elétrica hoje de manhã cedo ( conheçam o poder da minha euforia: faz cansaço se transformar em energia. EU TENHO SUPER PODERES!!!! \(*0*)/ kkkkk sqn ). Mas agora assim que cheguei em casa, depois do almoço, parecia uma luta de MMA.
   Placar:
   NARUMI      X      SONO
        0                    assassino

  Ou seja... o sono veio com tudo pra cima de mim... Mas mesmo assim não dormi porque tinha muita lição de casa de matemática para terminar. Agora estou podre de cansada. Acho que vou tomar meu banho e puft na cama ( sou uma ótima dona de pandas -vocês- onde deixei de dormir para vê-los (>w<) ). Tá, agora vou parar de falar e vou para o assunto que interressa: Como são as escolas no Japão? Vamos conferir?
Obs.: Minha fonte de pesquisa foi minha mãe e um pouco da Web ;)
   Ok... vamos falar primeiro da sua "classificação". Ou seja, as escolas são divididas assim como as daqui do Brasil ( pré, jardim de infância, fundamental e médio... ). No Japão é classificado:

Jardim de Infância:
 Conhecido também como Youchien. Crianças entre 3-6 anos ficam aí nesse país maravilhoso de rabisca, brinca, dorme e come.





Escola Elementar:
 Também conhecido como Shoogaku ( keké isso, mãe? O.o ). Esse aí é quase que um "fundamental inferior", onde ficam crianças entre 6-12 anos de idade. Essa fase é obrigatória, onde 99% das escolas elementares são públicas, e ótimas! Os alunos têm direito a um estudo de graça, onde paga apenas pelo lanche e materiais ( tipo, caneta, caderno, borracha, estojo, etc. ) menos os livros que são pagos pelo governo. Os estudantes que não têm condições de pagar os materiais e seu lanche, ele é só ligar para a Secretaria Municipal Japonesa e pronto, consegue uma ajudinha financeira, claro, isso se a Secretaria aprovar.
  A comida ( lanche ) é paga mas é dado pelo governo, onde eles ganham pão, leite e um prato principal ( aí eles que escolhem o que é ). E até comendo eles aprendem, sobre a nutrição que é necessária no nosso corpo. Ahh e não esquecendo que são os alunos que lavam os seus próprios pratos!
  As salas costumam ter trinta e um alunos que são divididos em pequenos grupos com lições acadêmicas, disciplinares e de responsabilidade! Alguns alunos acabam virando monitores, e assim ajuda a manter a sala em ordem ( como se fosse o líder da turma ).
 As matérias estudadas são: língua típica ( japonesa -avá... ), estudos sociais, aritmética e ciências, educação moral, artes, artesanato, música ( música... *u* ), trabalhos domésticos, educação física e língua inglesa.





   Agora temos a Escola Média:
 Conhecido como Chuugaku. Esse é como se fosse o "fundamental superior". Onde alunos entre 12-15 anos estudam lá.  Cada classe possui um conselheiro, um professor representante que é responsável de passar as informações aos alunos, organizá-los em excursões e orientá-los.
  As escolas elementares têm apenas um professor que administra a maioria das matérias, nesse ensino há vários. E claro, eles usam a tecnologia ao seu favor para deixar a aula mais interessante ( ninguém merece uma aula maçante, né? ). As escolas nesse ensino possuem laboratórios onde os alunos são divididos em pequenos grupos.
  Nessa fase os alunos estudam: lingua típica, estudos sociais, matemática, ciências, música, artes, saúde e educação física, além de aulas como trabalhos domésticos e industriais, educação moral e cidadania, esportes, culinária, música, teatro, e outros ( chega, mãe! Esses estão bom '-' ).






 E por fim, tem o Ensino Superior:
 Ou conhecido como Kookoo. Esse ensino é dado à aulos entre 15-18 anos. Para poder entrar nessa fase, os alunos passam por uma espécie de teste eliminatório, então a escola não é obrigatória ( boa sorte para quem faz o teste! ). Também há um aluno líder que ajuda a monitorar a aula e informar os professores e outras coisas. Eles estudam: língua típica, matemática, ciências, inglês, história, geografia, atividades cívicas e economia doméstica, e uma outra atividade em que os alunos podem escolher.


Repare no uniforme, é mais social



     Também há escolas feitas especialmente para deficientes visuais, auditivos, sensoriais, mentais e motores. Ahh e uma curiosidade que quase todo mundo quer saber: é a quantidade de horas em que eles estudam.
Segundo mamãe... os alunos ficam de 5-6 horas mas dependendo das atividades extras e o clube ( Hyouka dá para perceber muito isso! *u* ). Bom... acho que eu *corrigindo*, minha mãe, já falou demais. E meus dedos estão mortos ( não só meu dedo como meu cérebro... -.-zzzz ).

    Pandas, eu estou pensando em muitas coisas para postar aqui no blog, e fico sem o que fazer... uheuhe' Estou pensando em mudar o Lay, vi um bem kawaii, gostei bastante ( mas não é de pandas... ;-; ). Eu iria falar sobre o uniforme japonês, mas acabei esquecendo que já fiz esse post >.<' ( Clique AQUI para visitar o post ). Vi que alguns pandinhas meus acabaram me pedindo para mostrar meus "desenhos", e estou tentando tomar coragem e mostrar ^^'
  Bem... peço perdão pelo texto enorme, mais uma vez, tome o Oscar

kkkkkkkk ainda estou com o Oscar salvo no meu pc ueheuhe'
 Espero que tenham gostado do post, minna-san!
 Kissus~


20 comentários:

  1. Yooo beleza!?
    Cara adorei o post!Sempre quis saber sobre a bendita classificação das escolas,pois não entendia nada o povo com 15 anos ter que prestar provas para entrar na escola,eu ficava tipo ''eles não estão no primeiro ano do ensino médio!?Então como estão prestando provas para outra escola!?'' bugava geral o cérebro
    T-T
    Wooww me senti importante ganhando um Óscar u-u #Beijoprorecalque :*
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohayou Gozaimasu Hinata-san!!!!
      Ahhh fico muito feliz por você ter gostado (>u<). Assim como a sua curiosidade, eu ( do nada ) perguntei para minha mãe. Então ela começou a a falar, e falar e falar e decidi então ela esperar um pouquinho para eu ir escrevendo uieheuheueheuh'
      Haha', esse Oscar aí é para quem tem realmente um saco enorme para aguentar meus textos enormes, gomen-
      Muito obrigada pelo comentário, Hina-san!
      Kissus~

      Excluir
  2. Hallooo unnie ♥
    Eu já sabia do ensino entre 15-18 anos mais não sabia dos demais, eu já ouvi falar também de um tipo de chápeu que as crianças usam, assim como também o alarme contra pessoas suspeitas (asssisti no Fantástico), mais não sabia à respeito do que você citou, matou minhas curiosidades! Parabéns pela postagem, eu adorei <33. Hehe ''quem será que pediu ?'' kkkkkk
    Nossa, me senti super importante ao receber um Oscar u-u
    Beijos ~ ♥
    http://ursilandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooiii Juuh-chan!
      No do chapéu eu não sabia, mas irei conferir com minha mommy *u* E pensando assim... tadinhos '-' haha. Fiquei muito feliz por você ter gostado do post >.< Ahh você fala quem pediu para mostrar os meus rabisco? Bem... acho que irei deixar em sigilo, pois não sei se posso revelar nomes, né? gomen, gomen!
      Ahh pode ficar à vontade para pegar o Oscar, mas agradeço mesmo por ter lido todo uheueheuh'
      Muito obrigada pelo comentário, Juuh-san!
      Kissus~

      Excluir
  3. Ahisaudhaiu ganhei um Oscar! Achei bacana a postagem e fica bem na cara porque os japoneses são tão bons em tudo que fazem, olha só a grade curricular deles! Fiquei interessada porque foi sua mãe que contou tudo, ela é de lá? Eu adoro o Japão, muito bom essa série de postagens sobre <3

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vick-san!
      Achou legal o post?? Fico muito feliz por ter gostado ^^ Eu também concordo com vocês... A diferença entre o Brasil e o Japão é MUITO grande, não só pela distância, mas sim respeito, cultura e dedicação ( não que eu esteja falando mal do Brasil, não. Adoro o Brasil - BR Zueiraaaaa kkkkkkkkkk brinks' - ). Ah, sim sim! Não só minha mãe mas como eu também ^~^ Mas como minha mãe começou a afalar demais, coloquei ela sentada do meu lado e ir falando kkkkkkkkkkkkk'
      Muito obrigada pelo comentário, Vick-san!
      Kissus~

      Excluir
  4. Oi Narumi!

    XD Churrasco coreano é muito bom! Sério, vale a pena experimentar *---*

    haha estou levando de novo a Oscar de leitura paciente, pois adoro ler sua postagem no começo até o fim *3* poxa saudades da escola do japão... estudei até o escola elementar, mas estava mega fim de ir no colégio =/

    Bom, um dia eu vou visitar o japão! NOstalgia imensa desse país meu Deus! Lá tem uma educação que deveria ter no Brasil também! \o/ Sei que tem muitas pessoas que os japoneses são tão educados que isso acaba ficando chato... Mas os japoneses geralmente são sossegados.

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Mieee!!!! >.<
      Hmm... delícia :p~ ueheuheueh'

      Haha', esse já deve ser o milésimo Oscar que você leva, né? (>w<). Eu imagino a saudades que você deve sentir. Como eu não peguei nem o pré ( poxa... nem o pré mãe? Valeu, ein? '-.- ) então não sei como é a "nostalgia" euhe'.
      Ahh que legal! Vai sim. E quem sabe, você possa visitar sua escola e quem sabe alguma professor(a) lembre de você ^^ Concordo plenamente com você! O Japão tem que dar uns tapinhas na bunda do Brasil para ver se ele é educado de uma vez kkkkkkkk' Olha... acho que é MARAVILHOSO ser tão educado. Porque parece que eu sou a única pessoa que fala as "palavrinhas mágicas" ( obrigada, por favor, com licença, desculpe, etc ).
      Muito obrigada pelo comentário, Mie!!
      Kissus~

      Excluir
  5. kkk Li tudoooo. Mereci o Oscar.
    Hallo Narumi, as vezes eu também chego super cansada da escola, mas como meu horário é de tarde(aqui em casa, cada um usa o pc numa hora do dia, eu fiquei com a tarde) eu arrumo forças de onde não tenho e vou mexer kk
    Já sabia sobre a escola japonesa, só não sabia dos horários de aula. Então são 6 horas? Até que não é muito né.
    Bjs http://queen-ofsilence.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii Livia-chan!!!
      Ahh parabéns pelo Oscar, pode ficar com ele kkkkkk ( digamos que eu também tenho o lado BR Zoeira kkkkk >u< ).
      Que sorte a sua! Aqui em casa eu fico mais na "paz", pois tenho o meu próprio pc... então ninguém mexe nele muahaha ( não mexe porque tem senha kkkkkkkk (><) ).
      Sim, sim. É que nem o horário das escolas aqui no Brasil. Tanto de manhã quanto de tarde, é o total de 6 horas ( mas claro, além das atividades extras e dos Clubes que eles têm que frequentar c: ).
      Muito obrigada pelo comentário!!!
      Kissus~

      Excluir
  6. Eu só sabia sobre o Kookoo, o resto eu não tive a curiosidade de ver, na verdade eu li sobre o Kookoo acidentalmente, mas eu li né!
    Outra coisa que eu acho muito interessante lá, são as aulas de educação física, é muito mais intensa do que as que temos na maioria das escolas aqui no Brasil, lá parece mais que eles estão preparando os alunos para serem atletas, tem ate um clube de atletismo em praticamente todas as escolas de lá, deve ser muito bom. Só a ideia de participar de clubes já é legal.
    Abraço | Espaço Otaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohayou Diego-kun!
      haha' sabia mas mesmo assim leu >.< Ahh mas é legal, pois quem sabe tem alguma coisa que n]ão sabia, aí acrescentou no arquivo cerebral ( what ? O_o ) ueheuhe'.
      Ahh isso é verdade. Ótima colocação, Diego-san. As Ed- Física deles lá parecem umas academias, cheio de treinos etc... o bicho é pegado... ( se eu reclamo da minha escola, no Japão estou lascada então kkkkkkkkkk ).
      Muito obrigada pelo comentário!!!
      Kissus~

      Excluir
  7. Olá *3* Uhuul, também quero superpoderes, preciso domar meu sono o/
    Adorei a postagem, muito interessante :D Prova que as escolas japonesas podem influênciar as brasileiras para dar uma melhorada ( cara, eles tem aula de música *OO* ), até os nomes são mais bonitos, uhehuehu' Sem pandas ? ;-; Que Oscar legal, ashahus'

    ~kiss
    CS ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii Unicorn-chan!
      Haha' então somos duas com poderes >.<
      Fico feliz por ter gostado do post *u* Dar uma melhorada não, fazer uma lavagem bem lavada ( What? O_o ). Concordo que os nomes são até que bonitinhos, mas aqui no Brasil tem nomes bem kawaiis e divos ( vai além dos pais, né? ). Ahh sem pandas o Lay... é que eu achei mais minha cara, o que estava "testando"... mas quem sabe eu coloco um dia um Lay bem legal de pandas >.< ( adoro eles ).
      Muito obrigada pelo comentário!!!
      Kissus~

      Excluir
  8. Eu tenho um amigo que fez técnico na mesma escola q eu ele nasceu no Japão e viveu lá até os dez anos de idade mas ai seus pais se separaram e ele veio coma mãe para o Brasil, ele disse que tudo é muito diferente daqui, da estrutura a educação em si (avá my dear), mas ele descrevendo, mas querer ter nascido lá... ótima matéria eu agora posso compreender melhor o ensino japonês q merece uma bela de nota 10! >< ♥

    http://animesjaychan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooiii Jay!!
      Ahh então ele demonstrou a grande diferença que há, não?? E é muita -.- Tudo é mais "educado" digamos assim lá no Japão ( o lugarzin que eu amu <3 ). Fico feliz por ter gostado do post ^^
      Agradeço o comentário!!!
      Kissus~

      Excluir
  9. hahahashahs. ganhei um oscar. tô emocionada. mas eu curti. foi bem informativo. cara, eu não sabia que haviam tantas fases. e esse superior eu achava que era a faculdade já, lol. mas é o colegial. ▷▶emilie escreve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Emilie!!!
      Ahh que legal!! >.< Mais um ganhando o Oscar ( estou tão emocionada :') ). Ahh é sim! Ele chega a ser bem mais complicado do que aqui no Brasil. Os ensinos são totalmente superiores. Se o Ensino Médio ( Kookoo ) é quase que uma faculdade, imagina a "verdadeira faculdade" ????O_O Quero nem ver ueheuheuh'.
      Muito obrigada pelo comentário!!!
      Kissus~

      Excluir
  10. nuss hahaha eu ja tinha lido sobre as escolas japonesas, mas é sempre bom saber um pouco mais ne? haha - magefox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii Enzo-kun!!!
      Ahh sim, claro! Quanto mais informação, sempre é melhor! Até que é bom saber das coisas... *u*
      Fiquei muito feliz com o comentário!!! Muito obrigada.
      Kissus~

      Excluir

Vai comentar? Obrigada! Mas para isso, tem regrinhas. Vamos cumpri-la, tudo bem?
✓ Se quiser deixar alguma TAG, Memes, Selinhos, etc faça pelo menos um comentário sobre o post ◠ω◠
✓ Mande o link do seu Blog, vizinho, amigo, mãe, pai, papagaio, peixinho dourado, etc. Irei amar conhecer! Sigo de volta se interessar-me, ok? ( mas eu sempre acabo me interessando.. ^^ )
✓ Pedidos de afiliação, apenas na página: Parceria


✘ Onegai, não xingue os outros pandinhas (e eu, por favor TT_TT). Pois cada um tem sua própria opinião, correto? ^^
✘ Sem divulgação de links e HTML de sites pornográficos, ein? ಠ _ ಠ Olha que eu pego o telefone e chamo a polícia!


* Quer usar algum Kamoji? Fique à vontade! *

(ノ´з`)ノ (♡μ_μ) (*^^*)♡ ☆⌒ヽ(*'、^*)chu
(♡-_-♡) ( ̄ε ̄@) ヽ(♡‿♡)ノ ( ´∀`)ノ~ ♡
(─‿‿─)♡ (´。• ᵕ •。`) ♡ (*♡∀♡) (。・//ε//・。)
(´ω`♡) ( ◡‿◡ ♡) (◕‿◕)♡ (/▽\*)。o○♡
(ღ˘⌣˘ღ) (#`Д´) (`皿´#) (`ω´) ヽ( `д´*)ノ
(・`ω´・) (`ー´) ヽ(`⌒´メ)ノ 凸(`△´#)
(`ε´) ψ(`∇´)ψ ヾ(`ヘ´)ノ゙ ヽ(‵﹏′)ノ