Okaeri Panda-chan!

29/01/2016

SP e a Preservação das Escolas Japonesas



Fala meus pandas samurais! Beleza?! Gente, estou num vício de um anime chamado Hakuouki Shinsengumi Kitan (ou só Hakuouki mesmo); que Kamisama... Acho que nunca amei tanto samurais na minha vida *3* Quando terminá-lo farei um post aqui para vocês com enormes surtos cheios de sangramento nasal (>/// w ///<)
MAS, voltando ao foco... Já que estou novamente voltando a entrar no assunto do colégio japonês, eu sem querer acabei encontrando algo muito loko! Sim! O Brasil está preservando a cultura do Japão (Ah, que lindo~ <3). Mas antes de entrarmos no assunto, quero avisar que novamente a Naru aqui fez mais uma votação /o/ (Sim! Gosto de votações :3). Dessa vez a votação é para saber se vocês querem ter umas "aulinhas" de japonês ou não. A votação encerrará no dia 22 do mês que vem. Espero que possam participar. E quem ainda não votou no nome pro nosso Blog Humano, peço por gentileza de votar ^^ Obrigada~
Então, bora lá~?

   O estado de São Paulo (SP) está fazendo com que a cultura do Japão possa a ser preservada, sendo assim, em colégios, está tudo incluído - além de ser um ensino normal de alto padrão - em suas atividades (tanto curriculares ou extracurriculares) aulas sobre a língua, artes tradicionais (VAI SAMURAIS /(*o*)/ ok parei) e diversos assuntos que envolve a cultura japonesa. 
Em São Paulo 3 instituições que estão seguindo essa proposta aí, que começa desde o ensino Maternal (bora ir para SP ;u;). A instituição mais antiga é o Instituto Educacional Dona Michie Akama. Ela foi fundada em 1933 como Casa de Ensino Corte e Costura, a escola acabou "se convertendo" em uma ética japonesa.

A escola era uma estadia que oferecias às brasileiras a mesma formação que uma mulher japonesa, que era exigido pelo próprio país. Então elas recebiam aulas de afazeres domésticos como corte e costura, culinária, bordado e a formação educacional mesmo (que era a língua japonesa, música, o ikebana - que é uma espécie de "arranjo floral", onde você mesmo que montava as flores num vazio e tals >> aqui uma imagem pra vocês (www), etiqueta social, educação artística e também arte). 
Hoje em dia a Instituição tem cursos de Educação Infantil (a partir dos 3 anos), Ensino Fundamental e Médio, continuando com atividades orientais (sério... eu necessito ir para São Paulo ;w;).
Além de matérias e mais matérias, eles também possuem a tradição do Hinamatsuri, o Kodomo-no-hi, entre outros. O Centro Educacional também negocia o estabelecimento de um acordo de intercâmbio com a Tokai Daigaku, uma universidade de Tóquio focada no ensino de Ciências e Engenharia.

A escola, de ensino brasileiro, inclui aulas de 3 línguas estrangeiras, que é dada 3 vezes por semana. São elas: inglês, japonês e espanhol (que ao contrário do japonês, o espanhol dá a partir da quinta série). Todas elas chegam ao nível avançado quando o aluno estiver na 8ª série.
Além de aula oral da língua japonesa, a professora faz com que os alunos aprendam a caligrafia (chamado de shodo) e o ikebana a partir dos 6 anos aos 15 de idade.





Resumimos que... Eu preciso me mudar para São Paulo rsrsrs' Eu acabei colocando no blog o que aprendi, mas se quiserem verem bem mais completos e tals, é só entrar aí no site que vi essa notícia preciosa xD
Em minha opinião, acho isso muito legal! Eu acabei criando sabudega aqui - conhecida como Blog comandado pela Narumi - para mostrar às outras pessoas um pouco mais sobre a cultura japonesa, que, para mim, é belíssima! Fico feliz que o Brasil ainda preserve essas instituições, pois acho importante...
Mas enfim... é isso, meus amores <3 Espero que tenham gostado ^^
Chu~



4 comentários:

  1. Olá!
    Hahaha, essas matérias são tão "vamos fazer uma mulher pra casar", mds.
    Aqui em Manaus vai abrir uma escola bilíngue japonesa, mas não sei exatamente como vai ser... E eu já saí da escola tem muito tempo, haha.
    Adoraria ter aprendido mais coisas além das matérias comuns. Culinária, música e artes com certeza despertariam mais interesse nos alunos. oidjfsdijf
    Abraços~

    Nankin Dust | Fanpage do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo Saddy-senpai!!
      Hasuhasuhas bem isso mesmo xDD (ainda acho que tem um toque machista nessa budega aí, hein? .-.)
      Mas que legal!! Mas mesmo assim, quem sabe você poderia dar uma passadinha lá? :P
      Concordo plenamente com você. Eu queria aprender muito culinária. Música e Artes eu já tive - quando era menor -, e acho que isso pode ajudar e muito na formação do caráter de uma pessoa.
      Obrigada pelo comentário!! ^^
      Chu~

      Excluir
  2. Oii,
    Que legal, eu entendi errado ou só é para mulheres?
    Um de meus objetivos é falar diversas linguagens, Inglês, Japonês, Espanhol (castelhano), e algumas outras.
    Minha mãe que iria gostar de aprender a montar esse arranjo de flores. Minha família (quer dizer minha mãe, minha tia, meu primo, meu tio, e eu) temos algum talento notável para aprender artesanato e coisas do tipo, bem rápido. Eu tenho outro talento notável, esquecer muita coisa kkkk.
    Desculpa a bagunça aqui rsrsrs
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo Jeff-kun! o/
      Acho que entendeu um pouco errado! auhsauhs É para homens também >.< Os colégios são unissex, eu só acabei falando mais sobre as mulheres porque realmente é algo que aqui no Brasil não tem. Mas relaxa que homens também podem entrar.
      Falar outras línguas eu sou louca! Doidinha para aprender a cultura e principalmente a língua de outros países *w*
      Mas que legal!!! Ao contrário de você, eu sou uma tragédia para coisas artesanais. A única coisa que faço é origami e costura. Só. kkkkkk
      Ah, então somos 2 com o mesmo talento. Porque nossa, em provas escolares esse meu talento me ataca de um jeito inspirador :P
      Imagine, se você achou bagunçado seu comentário, isso porque não viu 100% do blog kkkk
      Obrigada pelo comentário!!
      Chu~

      Excluir

Vai comentar? Obrigada! Mas para isso, tem regrinhas. Vamos cumpri-la, tudo bem?
✓ Se quiser deixar alguma TAG, Memes, Selinhos, etc faça pelo menos um comentário sobre o post ◠ω◠
✓ Mande o link do seu Blog, vizinho, amigo, mãe, pai, papagaio, peixinho dourado, etc. Irei amar conhecer! Sigo de volta se interessar-me, ok? ( mas eu sempre acabo me interessando.. ^^ )
✓ Pedidos de afiliação, apenas na página: Parceria


✘ Onegai, não xingue os outros pandinhas (e eu, por favor TT_TT). Pois cada um tem sua própria opinião, correto? ^^
✘ Sem divulgação de links e HTML de sites pornográficos, ein? ಠ _ ಠ Olha que eu pego o telefone e chamo a polícia!


* Quer usar algum Kamoji? Fique à vontade! *

(ノ´з`)ノ (♡μ_μ) (*^^*)♡ ☆⌒ヽ(*'、^*)chu
(♡-_-♡) ( ̄ε ̄@) ヽ(♡‿♡)ノ ( ´∀`)ノ~ ♡
(─‿‿─)♡ (´。• ᵕ •。`) ♡ (*♡∀♡) (。・//ε//・。)
(´ω`♡) ( ◡‿◡ ♡) (◕‿◕)♡ (/▽\*)。o○♡
(ღ˘⌣˘ღ) (#`Д´) (`皿´#) (`ω´) ヽ( `д´*)ノ
(・`ω´・) (`ー´) ヽ(`⌒´メ)ノ 凸(`△´#)
(`ε´) ψ(`∇´)ψ ヾ(`ヘ´)ノ゙ ヽ(‵﹏′)ノ