Okaeri Panda-chan!

13/08/2016

Falando Sobre: YULIN - A TRISTEZA NOS OLHOS CANINOS


Yoo minna!!
Genki?

  Fala meus pandinhas seduzentes! Tudo belezinha convosco? Estou conseguindo organizar-me melhor em relação à minha vidinha glamourosa escolar. Então, cá estou eu postando com consciência limpa :)
 Enfim... eu não tenho muito o que dizer, a não ser sobre colégio. Mas quem liga pra isso, right? Falar apenas de colégio, colégio, colégio... E esse blog eu não criei para falar de mim, mas sim da ásia :D Hoje eu trouxe um post um tanto triste. Tive a ideia de fazer esse post hoje porque na esquina da minha casa (numa "praça" que não é bem uma praça '-') está tendo uma campanha de doação de cães. E eu observei durante uns 20 minutos e cerca de 3 famílias adotaram um cão (quase chorei aqui). Então tive a ideia de postar sobre o Yulin. Para quem faz a mínima ideia do que é isso, é o famoso festival de "EU JULO QUE É FLANGO!". Também há muita polêmica em dizer... A China come cachorro! Aí vem alguém defendendo falando que "não! Isso era no passado", etc...  Então decidi trazer esse assunto aqui para vocês no Falando Sobre.
Bora lá~?


Eu tentarei ser cuidadosa ao máximo para tentar não falar besteiras ou soar como algo chulo ou ignorante, okay? Porque, esse assunto para mim, é um assunto um tanto "delicado" em se falar. Querendo acreditar ou não, eu, quando li direito sobre esse assunto, eu chorei... feito um bebê. Muita gente fala: "Ain, a Narumi não tem coração! Ela não chora com nada!". Isso não é 100% fato, porque tipo... eu me considero um pouco fria em relação à filmes de romances melosos-cheio-de-mimimi-triste-onde-sempre-o-panda-seduzente-morre. Mas quando se relaciona FAMÍLIA e ANIMAIS, pronto... eu choro como um bebê.

Então vamos começar a luta para segurar as lágrimas~

O QUE É O YULIN
O Yulin é uma região da China, mas ocorre um festival que acontece anualmente onde os vendedores de pastel de flango caçam cerca de 10 mil cachorros e matam geralmente com algum pedaço de ferro para vender. Outros simplesmente faziam com que os cães morressem electrocutados, queimados ou terem a pele e ossos arrancados fora quando ainda o cão está consciente e vivo. (Colocarei os links das imagens aqui... chorei ao ter que colocá-la aqui, porque realmente, isso é muito triste. AVISO: as imagens são fortes! Se quiser vê-las, encontram-se: # STOP YULIN)


Aconteceu ainda esse ano, há 2 meses atrás, vários protestos para que pudesse parar com esse massacre canino, que percorreu o país todinho com a hashtag #STOPYULIN. Vários repórteres e defensores dos animais pagavam para os "Capturadores Caninos" para que eles soltassem os animais. Alguns concediam, outros apenas ignorava. Ao total, a campanha conseguiu cerca de 11 milhões de assinatura para que parasse essa perseguição horrível, mas tudo fora em vão... 
Uma ativista, chamada Yang Yuhua - de Chongqing (uma cidade que fica no sudoeste da China -, de diretos dos animais disse: "Os cães sãos os melhores amigos do homem, os mais leais. Como podemos comer nossos amigos? Me digam". Ela fora até Yulin para comprar os animais, mas não para comer, e sim para libertá-los! Ela teve que gastar mais de mil iuanes (convertendo para o Real, isso dá mais ou menos uns 300 conto $$$). A carne do cão é vendida em pleno meio de rua; não há algum lugar próprio, um lugar onde possa ser considerado como um "açougue". 

Segundo o HSI (da sigla em inglês: Indicador de Situação Horizontal), os cães que acabam morrendo em Yulin a maioria são animais de estimação que foram roubados ou animais de ruas que foram abandonados (com nenhuma higiene). O Governo ainda permite essa prática no país, mas é provável que essa tortura canina possa acabar em breve, pois a mídia internacional está a pressionar determinado fato. 

POR QUE ELES TÊM ESSE COSTUME?
Simplesmente porque isso vem de séculos e séculos atrás... onde a lenda era que se comesse carne de cachorro, iria expulsar fantasmas (e outros espíritos maus) além de dar uma boa vitalidade. 

Fontes de pesquisas: G1Pai dos BurrosTerra, Titiu Google Imagens.

________________________________________________________________________________

Minha opinião: Olha... serei bem sincera, talvez um pouco rude, mas acho essa ação desumana. Não é possível que um pequeno cachorro, indefeso e dócil possa fazer algo tão grave para que alguém possa matá-lo. Eu tenho uma raiva imensa quando vejo qualquer criatura maltratando algum bichinho. O pior de tudo, para mim, é que eu sei que eu não posso fazer muito para isso mudar... Vê um bichinho como um cachorro morrer lentamente quando, ainda com vida, é lançado numa panela cheio de água fervendo (Curiosidade: segundo os chineses, eles jogam o cão ainda vivo lá para a carne ficar mais "macia"). Pelo menos matá-lo sem causar dor e sofrimento. Eu sei que, nós aqui da América do Sul e boa parte da Latina come carne de gado, e para isso, eles não espancam o bichinho até a morte (a não ser os considerados contrabandeados) , e sim injetam algum produto para que ele "durma eternamente".
  Mas... se fomos olhar por um outro lado (o meu "outro lado") ele me diz: "Intenda-os". Mas por quê? Porque se fomos comparar nós, que comemos carne de gado, com o povo lá da Índia, os indianos vão achar um absurdo TOTAL no nosso ato, pois a Índia considera a vaca - e seus parentes - como um animal sagrado. Então esse meu "outro lado" faz com que eu pense como uma espécie de balança. "Tudo depende da cultura e região."
Eu sinceramente tenho vergonha pura de escutar esse meu outro lado de pensamento... Mas até que chego a concordar. É cultura. Não podemos muito o que fazer. Será mesmo?
Gostaria de ler a opinião de vocês... Qual "lado" vocês estão? 
Espero que tenham aproveitado.
Chu~

8 comentários:

  1. YOOOOOO MESTRE PANADA \O/

    Nem me fale em aulas, eu tô já estou contando os dias para as férias de verão e altas maratonas de animes O/ Sei lá, esse semestre eu até tô motivada, mas também tô meio cansada / com preguiça de fazer as coisas e-e''''

    Enfim, mas focando na parada dos cachorros... Olha, tá aí um assunto complicado, mas vamos por partes:

    1) Eu acredito que o principal problema desse festival nem seja tanto a questão sobre comer carne de cachorro ou comercializar isso, afinal depende da cultura essa questão, enquanto para nós isso é um absurdo para eles é normal. Da mesma forma que para um indiano o que fazemos com as vacas é o mesmo que os chineses fazem com os cachorros... Mas, eu acredito que o problema chave seja a FORMA como os chineses fazem isso, pois primeiro: Não há necessidade de matar tantos animais assim (da mesma forma que não há necessidade de sacrificar tandos bovinos para comercialização), ou seja, esse número exagerado deles é um dos fatores problema. Segundo: A maneira como eles estão sacrificando esse animal é completamente errada, o animal na hora do sacrifício deve passar pelo mínimo de estresse e ferimentos possíveis (na verdade, o ideal seria NÃO passar por nenhum stress e ferimentos) até porque quanto menor o stress e ferimentos melhor será a qualidade da carne, ou seja, acredito que comercialmente seria mais vantajoso para eles, pois eu pelo menos acredito que com uma maior higiene e seus devidos cuidados eles conseguiriam mais clientela e até mesmo impedir que o festival fosse fechado. Acredito que o melhor para os dois lados, seria o governo regularizar tudo isso, colocar fiscalização e criar leis de procedimento com esses animais e coisas do tipo, pois se mesmo com todas essas assinaturas não houve nenhum efeito, então antes de ter algo ilegal e feito de forma precária, seria melhor regularizar tudo.

    Porém, também dá para olhar essa história toda de um outro ângulo, pois a China é um dos países mais populosos do mundo, e até onde eu saiba, eles não possuem uma agricultura muito forte como aqui, logo arrumar alimento para toda aquela população acaba sendo difícil, ou seja, eles meio que se obrigam a buscar fontes de alimento nada convencionais, como aquelas loucuras de insetos e carne de cachorro.... É claro que isso é apenas um achismo meu, não tenho certeza sobre isso, posso até estar completamente enganada, mas é um raciocínio rápido / teoria que acabei montando agorinha.

    Enfim, é tudo muito relativo, por um lado isso é completamente cruel, porém por outro nós também fazemos coisas semelhantes e até mesmo piores com outros animais e nada é feito. Além disso, nós somos uma espécie acostumada a comer carne e que necessita nutricionalmente da mesma, é claro que hoje em dia existem outras maneiras de se conseguir os mesmos nutrientes de uma carne, mas isso é coisa que vem crescendo recentemente, ou seja, até pegar força e se difundir pode levar um tempo e talls.

    Enfim, é tentar indo conscientizar as pessoas para evitar que o mesmo se repita!

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yooooo Hina-senpai~! Beleza?

      Concordo com você... Serei sincera: eu não conheço muito bem a China (tipo... a única coisa que conheço sobre ela é através de jornais informativos e estudos escolares rsrs), então não posso afirmar com certeza, a menos que eu pegue em determinado assunto para confirmar com certeza. Mas sobre a questão da agricultura você está correta. A China, se não me engano, a plantação que mais dá "sorte" é o arroz (isso por causa das tretas todas que os climas de monções fazem pra ferrar tudo @~@), então eu também creio que eles têm que buscar um meio pra satisfazer a pança de todos.
      Mas também concordo com você em relação à tortura dos animais. Dizem que quando mais o animal é maltratado (levado umas surras e tals) a carne fica dura, rígida. E daí para fazer com que o povão compre a carne macia e bonitinha (porque quem quer comer papelão duro?!) daí eles fazem sasmacumbas aí envolvendo a medicina e tals.

      Isso é verdade! Eu estudo num colégio adventista, e tipo... a carne que eles servem é de Soja. Agora sabemos que a carne de soja consegue substituir sem tretas nenhuma a carne bovina e tals (mas há desvantagens aos homens, que acaba dando infertilidade com passar dos anos e tals.....).

      Eu agradeço por ter compartilhado sua ideia sobre o assunto :D
      Chu~

      Excluir
  2. Naru-kouhai! Obrigada pelo comentário! Vi que não faz muito tempo que você voltou a postar, então... Seja bem vinda de volta ♥
    Adorei o layout de Kuroko no Basket! Adoro o anime (a terceira temporada fiquei meio "méh", podia ter sido beeeeem melhor, mas eu gostei).

    Sobre Pokémon GO: realmente consume uma bateria muito boa! Mas nem te condeno por não curtir tanto assim o jogo ou achar chato. Tô amando porque... Bem, eu velhoca apenas cresci com o anime e o jogo. Poderia ser melhor em algumas partes pra não ficar chato depois? De fato, mas eu estou adorando matar meu tempo jogando um pouco xD

    Procurando empreGO (HASUHSAUHSAUHA, foi um trocadilho que eu vi rolando na web esses dias, por isso aproveitei o hype) também? Boa sorte na sua procura ♥
    Espero que tenha bem mais sorte do que eu ;^;
    Não duvido que tenham usado um picador de papel no meu currículo, KASOKAOKSAOKSAOKSAK ~

    Sobre sua postagem: esse assunto é algo complicado. Eu amo cães e realmente me dói o coração ver essa prática. SÓ QUE... A questão cultural é algo bastante presente, visto que a China preza bastante pelos antigos costumes, assim como a Índia também.

    Eu não consumo mais carne de gado (vaca, boi) e suína (porco) por questão de saúde (passo muito mal d estômago). Mas em contrapartida, consumo fortemente frango e peixe, que são carnes de animais também e que AMO, não nego.
    Querendo ou não, é "fácil" a gente julgar os costumes de outros países e não olhar pro nosso, que há um consumo muito grande de carnes de animais sendo consumidas. A prática acaba sendo tão cruel quanto o Yulin.
    Acabamos nos deparando com essas notícias e acabamos sentindo muito pela dor dos animais, só que acabamos "não podendo fazer nada", já que é ser extremamente complicado (e muiiiiiiiiiiiiiiito demorado) fazer a conscientização geral da população de que os animais merecem viver tanto quanto nós humanos. Acaba sendo muito complicado pensar nessas coisas, já que temos dois lados (de pensar no sofrimento do bichinho e a questão de hábito), né? :(

    Beijinhos e boa semana ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoooo Monica-san~!!

      Curtiu mesmo? O Lay foi meio que uma fusão minha com um Lay Free (tipo... a base era simples de um bloguito lá. Daí decidi personalizá-lo com o Kuroko rsrsrs - um dia ainda farei um Lay 100% meu! Tenho fé nisso kkkkk)

      Haushaushaush só sei que morri de rir com esse trocadilho xP Mas relaxa! Conseguiremos emprego sim! /o/ Eu não estou em desespero porque tipo... tô estudando e tals, então pode ser um tanto corrido pro meu lado (já está corrido de eu apenas estudar! kkkkk), mas creio eu também que você será chamada lá no seu emprego :3 Tenha persistência e fé rsrs'

      Pois é!... assim como diz o ditado e minha mãe sempre fala: "Pimenta no olho dos outros é refresco", e concordo com isso. Porque nós quando vamos julgar qualquer raio de coisa nós não enxergamos a pimenta que estamos colocando nos olhos do povaun lá~ Porque quem disse que BR se safa de ser Santo? Só se for do Pau-Oco uahsuahsauash'

      Isso é muito bom, não consumir carne vermelha! Dizem que essas carnes são um tanto consideradas "perigosas" pro nosso organismo e tals. Mas se isso é verdade não sei (falam que carne vermelha - de gado - pode dar treta internamente em nós, que carne suína dá câncer, que carne branca - de aves - tem hormônios. Então vou viver só na base de peixe e mato! kkkkkk ok exagerei ao extremo aqui). Mas eu concordo plenamente com você! Também penso assim: ver as questões culturais (esse meu "lado" que odeio rsrsrs mas concordo... - tretas psicológicas talvez? uahsuahs)

      Agradeço ter compartilhado sua opinião! :)
      Boa semana também!
      Chu~

      Excluir
  3. Oláa Narumiii!! ><
    Que bom ver vc com esa post gigante!! haha xD
    Sim, Yulin deve ser inferno para os cães, não acho justo come agonizando o bichinho... Se pe para comer, que mate de vez sem deixar agonizar com dor.
    Eu sei que esse mundo é para alguem sobreviver, temos que sacrificar algo... E não sei pq na china tem esse habito de comer qualquer ser vivo, inclusive tinha uma região que comia gente quando eram condenados na frente de tudo mundo, isso foi uma história bem antiga, mas percebo que os chineses tem seus habitos muito, mas muito impactante e desumano. Não podemos generalizar, mas que não podemos negar que seus costumes são esquisitos. E sim, vc tem razão choro só de pensar que esses animais morre por humanos sobreviverem, agradando nosso paladar, temos muita coisa a aprender com eles, e temos que agradecê-los muito pelos animais, esses ser vivos que nos ajudou há muitos séculos.

    p.s.: nhoow sempre epero seu comentario no meu post e já fiquei super feliz de ter gostado da história! Siim logo vc vai descobrir da Megumi e do Tatsuya, talvez? vc vai adorar!

    Kiss

    Tsuki no Shita
    matcha Tea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mieeeee!!!! Oi, oi!!

      Ahsuahsuahs Narumi sem postagens gigantes não é a Narumi :V É como eu falo... quando eu começo não paro mais (se eu sou assim digitando, imagina falando?! kkkkkk)

      E não é?! Cara, quer comer carne de cão, tá, beleza, não tacarei uma pedra em você (se não um indiano tacará uma rocha em mim @_@), mas não agonize o coitadinho, não é?!
      COMER CARNE HUMANA?! Peraew! Confirma aí produção! Dessa eu não sabia! Como meu pai fala: "Misericórdia......... '-' " aushuahs Mas que horror! Após isso fiquei com certa curiosidade em saber o motivo deles comerem coisas tão.... estranhas, digamos?

      RE: Ps.: Haushaush estou me encaminhando diretamente para o Final da Reflexão :3333 Muito bom <3

      Obrigada por ter comentado aqui sua opinião sobre o assunto! >.<
      Chu~

      Excluir
  4. Olá, que postagem essa voltou voltando...
    Bem eu vi uma matéria sobre isso há muito tempo atras, acredite e foi no ratinho, eles mostraram até uma especie de churrasco. Eu acho maldade fazer isso com os pobres cachorrinhos, mas nos fazemos isso com os peixes, bois, e quase tudo que comemos, ja que até as plantas estão vivas... Então eu não sei bem o que pensar, mas Gato e cachorro são mais próximo de nos, então doí mais saber que isso é uma cultura nesse país.

    Eu acho que os bichinhos vivos espantam muito mais maus espíritos do que sua carne na pança deles... Vamos torcer para que esse costume seja resolvido, porque tem muitas crueldades que eles fazem com os bichinhos.
    bjs
    Jardim de Sereia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Oi, Taina!!!
      Haushaush pois é... depois de meses off, tenho que voltar pra recompensar minha sumida drástica (=﹏=)

      Pois é... e olha que eles colocam no churrasco qualquer coisa que eles sabem que tem vida, como por exemplo: ratos/ratazanas, grilos, gatos e até cobras! Concordo com você... é que ninguém chega a criar um boi/vaca dentro de casa (a menos que seja uma fazenda/chácara rsrs), então acho que n´so não temos muito contato com eles, né?... Mas esse seu ponto de vista também é muito bom!

      Concordo! Dizem que o ronronar do gato (vivo, claro!) chega até curar tumores e câncer nas pessoas '-' e já comprovaram isso e tals... Então poxa vida.... eles só nos trazem alegria, né?... é triste saber disso...

      Mas eu fico muito feliz por ter compartilhado sua ideia aqui :3
      Chu~

      Excluir

Vai comentar? Obrigada! Mas para isso, tem regrinhas. Vamos cumpri-la, tudo bem?
✓ Se quiser deixar alguma TAG, Memes, Selinhos, etc faça pelo menos um comentário sobre o post ◠ω◠
✓ Mande o link do seu Blog, vizinho, amigo, mãe, pai, papagaio, peixinho dourado, etc. Irei amar conhecer! Sigo de volta se interessar-me, ok? ( mas eu sempre acabo me interessando.. ^^ )
✓ Pedidos de afiliação, apenas na página: Parceria


✘ Onegai, não xingue os outros pandinhas (e eu, por favor TT_TT). Pois cada um tem sua própria opinião, correto? ^^
✘ Sem divulgação de links e HTML de sites pornográficos, ein? ಠ _ ಠ Olha que eu pego o telefone e chamo a polícia!


* Quer usar algum Kamoji? Fique à vontade! *

(ノ´з`)ノ (♡μ_μ) (*^^*)♡ ☆⌒ヽ(*'、^*)chu
(♡-_-♡) ( ̄ε ̄@) ヽ(♡‿♡)ノ ( ´∀`)ノ~ ♡
(─‿‿─)♡ (´。• ᵕ •。`) ♡ (*♡∀♡) (。・//ε//・。)
(´ω`♡) ( ◡‿◡ ♡) (◕‿◕)♡ (/▽\*)。o○♡
(ღ˘⌣˘ღ) (#`Д´) (`皿´#) (`ω´) ヽ( `д´*)ノ
(・`ω´・) (`ー´) ヽ(`⌒´メ)ノ 凸(`△´#)
(`ε´) ψ(`∇´)ψ ヾ(`ヘ´)ノ゙ ヽ(‵﹏′)ノ